sexta-feira, 15 de março de 2013

Concurso dos Novos DFB 2013: Inspirações e muita amor na passarela da Fanor.


Pouco menos de um mês para o Dragão Fashion Brasil, com tema "Onde Há Fumaça, Há Fogo" (Ui!) e que correria. 
Como muitos já sabem, nele ocorre o desfile de Novos Talentos, que é uma competição entre instituições do Brasil todo. A Fanor, instituição aqui de Fortaleza, foi selecionada. E como sou de lá, fui bater um papo franco com a equipe que irá representá-la.
Teve muito amor, sonhos, carão, planos futuros e detalhes de como será a coleção apresentada por eles. Tudo muito lindo e com muitas gotas de dedicação e amor.
Os integrantes da equipe são Helder Holanda, Kathyleen Jamille, Priscila Rogério, Kayo Pinheiro e Jeydson Barros. Acho que mais que uma entrevista, eu pude ver muito amor para com a moda, uma dedicação tamanha.
Então, vamos lá!

(Da esquerda para direita: Helder, Kayo, Priscila, Kathyleen e Jeydson, ambos da equipe representante Fanor.)

Lonely Hearts Club: Como foi o processo de seleção do Dragão Fashion Brasil deste ano e por qual motivo vocês se escolheram para formar a equipe?
Kathyleen Jamille: Bom, nós não nos escolhemos. Foi destino mesmo! Cada um tem o seu estilo e a nossa equipe foi a junção disso. Essa mistura acabou agregando valor e fez com que a gente passasse.
Helder Holanda: O convívio entre todos também foi algo relevante e fez com que nos juntássemos.

LHC: Foi uma surpresa pra vocês serem escolhidos para representar a instituição?
Jeydson Barros: Pra mim, não. Eu já sabia que seríamos selecionados desde o ano passado, quando eu quis reunir o grupo pra representar a Fanor no Dragão.

LHC: E como vocês estão encarando esse desafio de representar a Fanor, que é uma instituição de ensino superior com nome, em uma competição que já tem um status no cenário nacional e que traz até a imprensa internacional pra cobrir o evento?
Kathyleen Jamille: É algo novo pra muitos da equipe, mas eu acredito no potencial da gente. E mais, eu acredito no potencial da nossa coleção! Ela foi toda pensada e tem sim uma história por traz, então isso acaba aumentando nossas crenças e mostrando que estamos a altura para disputar.

LHC: Vocês já falaram que acreditam na coleção. Então, contem pra nós quais as inspirações, tecidos, cartela de cores... Os detalhes em si do projeto.
Jeydson Barros: A inspiração foi assim... um fuá! (risos)
Helder Holanda: A inspiração foi todos descendo da escada e pensando na coleção, e quando já estávamos no final da escada já tínhamos metade da coleção pronta. (risos)
Kathyleen Jamille: Na verdade a coleção é uma história. Seria o dragão, o das histórias místicas, junto com a Fênix. Eles se apaixonam e daí surge o Fruto das Chamas, que é a nossa mulher. Essa mulher não é pra ser entendida, apenas observada.
Helder Holanda: Ela é sexy, indomável. Quem olha pra ela sabe que a mesma é livre, justamente pelo motivo que ela pegou a força do pai dela, que é o pai Dragão, e trouxe toda essa liberdade da mãe, que no caso é a Fênix. Levando pro lado real, fora do desfile, é uma mulher formadora de opinião.
Kathyleen Jamille: Pra representar isso nós usamos tecidos como tule e chifon, que traz toda uma leveza, além de tecidos mais grosseiros como o couro, pra mostrar a força que o Dragão traz. As cores foram vermelho, dourado, laranja, amarelo...
Priscila Rogério: Basicamente é isso mesmo que os meninos falaram. O Dragão traz realmente a simbologia criada em cima dele: A força, o fogo... E a Fênix seriam as gerações que ele influencia e vem influenciando e que se renova diariamente.
Jeydson Barros: Buscamos também referências da moda atual, como o mullet. No desfile tem muita sensualidade, mas sem ser vulgar claro.
Kathyleen Jamille: Isso, mas a história não está algo claro, pra não ficar óbvio e cansativo.

LHC: Vocês já falaram e defenderam bastante a coleção, mas qual o atrativo mesmo da coleção? Sabemos que o mercado não acredita tanto em alunos novos, por vezes até afirma isso. Deixa claro que não temos noção mesmo do mercado. Mas o que tem de legal, de interessante, que vai chamar a atenção da imprensa e de quem vai ver o desfile de vocês?
Kathyleen Jamille: A nossa coleção tem muito glamour, muita festa. Acho que o que chama a atenção e prende seria isso. O glamour, as pedrarias, o trabalho manual...
Helder Holanda: O que podem esperar é que vamos fazer algo como o tema proposto: Onde há fumaça, há fogo. E o nosso desfile tem fumaça e tem fogo. E nós vamos realmente colocar fogo na passarela!! (risos)

LHG: Já falamos de planos futuros, mas qual o plano futuro de cada um?
Kathyleen Jamille: Europa? (risos) Bom, eu queria seguir na parte de criação. Mas também tenho interesse na busca de tendências, como trend hunter. E é claro, ser uma formadora de opinião.
Helder Holanda: A minha vontade é seguir com jornalismo de moda. Com portais de moda, blogs, revistas, cobrir eventos... e viver disso. É totalmente insano ver uma blogueira sendo chamada para cobrir um evento e ser referência no mercado.
Priscila Rogério: Eu já me interesso pela área de pesquisa, na parte da indumentária, e em figurino também. Por isso minha participação no Dragão. É uma forma de ver como as pessoas reagem a um desfile, apesar de ser conceitual, e também como funciona a cabeça de um criador.
Jeydson Barros: Eu quero trabalhar na área de calçados, como criador, e com vestidos exclusivos mesmo. O que as pessoas chamam de alta moda.
Kayo Pinheiro: Paris ora mais, você ainda pergunta? (risos) Eu pretendo passar um dois anos lá. Já estou juntando dinheiro do meu estágio pra pagar a passagem. Quero ver como funciona o mercado, as lojas, o público mesmo. Futuramente também uma marca, que estou estudando com um amigo, voltada para a estamparia.

Não falei que foi muito amor essa entrevista?
Ainda consegui arrancar muitos detalhes da coleção, que eu acredito ser um marco na história da instituição (quiçá do evento!)
O DFB 2013 acontece este ano nos dias 13 a 18 de abril, e nós estaremos cobrindo tudo!

E pra fechar brilhando, deixo a frase marco da entrevista dita por Helder Holanda acerca do desfile: Nós vamos realmente colocar fogo na passarela!! 



Fotos: Reprodução / Lucas Pethit

Um comentário: